Imprensa
Lançamento do Núcleo VIVA pelo InCor marca nova era na saúde cardiovascular da mulher e das doenças sem obstruções coronárias
18/06/2025
A iniciativa será apresentada, pela primeira vez, em congresso da SOCESP, considerado um dos cinco maiores do mundo. No estande, os visitantes poderão participar de aulas com profissionais renomados da cardiologia, como Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Prof. Dr. Alexandre Abizaid e da convidada internacional, Dra. Roxana Mehran, diretora de Pesquisa Cardiovascular Intervencionista e Ensaios Clínicos do Mount Sinai School of Medicine, em Nova York
No dia 19 de junho, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor) lança um programa pioneiro no Brasil voltado ao diagnóstico e tratamento da doença coronária não obstrutiva, com foco especial na saúde cardiovascular da mulher. Este Núcleo se chamará VIVA: Visão Integrada da Vascularização na Angina, uma iniciativa inovadora e multidisciplinar voltada à saúde cardiovascular da mulher, com foco especial em doença arterial coronária não obstrutiva (ANOCA/INOCA) — condição frequentemente subdiagnosticada, apesar de altamente prevalente entre mulheres com sintomas de angina.
A apresentação oficial será feita durante a SOCESP 2025 pelo Profs. Drs. Roberto Kalil Filho e Alexandre Abizaid, e contará com a participação da Dra. Roxana Mehran, diretora de Pesquisa Cardiovascular Intervencionista e Ensaios Clínicos do Mount Sinai School of Medicine, em Nova York e referência internacional em saúde cardiovascular feminina, que vem ao Brasil especialmente para este lançamento. Esta também será a primeira vez em que o InCor marcará presença com um estande próprio no congresso, reforçando seu compromisso com a inovação e o avanço da cardiologia no país.
“O lançamento deste programa marca um avanço significativo na cardiologia brasileira, especialmente no cuidado da saúde cardiovascular feminina. Ter a Dra. Roxana Mehran conosco neste momento ressalta a importância global da iniciativa. Participar da SOCESP demonstra, mais uma vez, o compromisso do InCor com a inovação, o conhecimento científico e a qualidade da assistência médica”, destaca o Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.
Com o lançamento deste programa inovador, o InCor reafirma seu protagonismo na cardiologia brasileira, agora com um foco estratégico e essencial na saúde cardiovascular da mulher. É uma honra dividir essa iniciativa com a Dra. Roxana Mehran, cuja presença confere dimensão internacional ao projeto e chancela sua relevância científica. Apresentá-lo durante a SOCESP reforça nosso compromisso permanente com a ciência, a inovação e a excelência no cuidado centrado no paciente”, diz o Prof. Dr. Alexandre Abizaid.
O novo programa nasceu da necessidade em atender um público frequentemente negligenciado nos diagnósticos tradicionais: cerca de 30% dos pacientes com dor no peito e sinais de isquemia não apresentam obstruções visíveis nas artérias coronárias, sendo 85% dessas pessoas, mulheres. Muitas vezes, esses casos são subestimados ou mal interpretados, levando a diagnósticos equivocados ou mesmo à desconsideração dos sintomas.
"Essas pacientes sofrem com sintomas reais, como angina e falta de oxigenação no coração, documentados por exames como cintilografia e teste ergométrico, mas que não são confirmados no cateterismo tradicional. Isso ocorre porque o problema está na microcirculação, invisível ao exame convencional", explica o Prof. Dr. Carlos Campos, um dos idealizadores do programa no InCor.
O programa é multidisciplinar e integra clínica especializada no acompanhamento e tratamento de casos, com foco em reabilitação cardiovascular por meio de exercícios supervisionados e condutas individualizadas. Utilizando tecnologia de ponta, oferece exames inovadores capazes de avaliar a função endotelial, detectar espasmos arteriais e analisar o fluxo na microcirculação.
Além disso, conta com uma hemodinâmica avançada, incluindo testes recém-introduzidos no país que permitem identificar causas de dor torácica e outros sintomas cardiovasculares invisíveis ao cateterismo convencional. "A inovação não está apenas no equipamento, mas em oferecer um cuidado global, contínuo e específico para essas pacientes. É um marco na cardiologia brasileira, especialmente para a saúde da mulher, frequentemente subdiagnosticada e subtratada em doenças cardiovasculares", afirma Campos.
Arena do Conhecimento InCor
Dentro do estande, será instalada uma sala de aula compacta, especialmente projetada para oferecer uma experiência imersiva e de alta qualidade. Nesse espaço, serão ministradas palestras curtas e dinâmicas, conduzidas por especialistas do InCor, como o Prof. Dr. Fábio Jatene, Prof. Dr. Fernando Bacal, Prof. Dr. Alexandre Abizaid, Prof. Dr. Flavio Tarasoutchi, Prof. Dr. Francisco Darrieux, Prof. Rogerio de Souza, Prof. Dr. Carlos E. Rochitte, Prof. Dr. Fabio Fernandes e Prof. Dr. José Eduardo Krieger, abordando temas atuais e relevantes, sempre alinhados aos pilares que sustentam a instituição: Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação.
A proposta é fortalecer a imagem do InCor como um centro de excelência em educação médica, promovendo a disseminação de conhecimento em diferentes formatos e níveis de aprofundamento. Além de valorizar a formação contínua, a iniciativa busca amplia o alcance das atividades educacionais do instituto. A programação foi cuidadosamente planejada para oferecer conteúdo técnico, prático e inspirador.
Durante o Congresso, o InCor lançará dois livros: o Manual de Miocardiopatias e Doenças da Aorta, organizado pelo Prof. Fabio Fernandes, e o Medicina de Precisão, do Prof. José Eduardo Krieger. O Manual reúne casos clínicos completos, integrando história familiar, exames avançados e análise genética. O diferencial está na abordagem integrada entre clínica, imagem e genética, guiando o leitor por todas as etapas do raciocínio clínico — da anamnese aos exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, ressonância magnética e testes genéticos.
Já o Medicina de Precisão é um guia prático para integrar genômica e ciências ômicas ao cuidado cardiovascular. Com 46 capítulos de especialistas, aborda casos clínicos, testes genéticos, aconselhamento familiar, farmacogenômica e inteligência artificial.
Programação:
10h30 às 11h00 Lançamento do Projeto VIVA (Visão Integrada e Vascularização em Angina)
Saúde cardiovascular da mulher e doença coronária não obstrutiva
Abertura | Prof. Roberto Kalil Filho e Prof. Alexandre Abizaid
Prevalência e impacto da DAC não obstrutiva | Dr. Carlos Campos
Jornada do Paciente no Projeto Viva | Dra. Fabiana Rached
Considerações finais | Dra. Roxana Mehran
11h00 às 11h25: Transplante de Coração: resultados e desafios | Prof. Dr. Fernando Bacal
11h30 às 11h45: Momento atual da Cirurgia Cardíaca | Prof. Dr. Fabio Jatene
14h30 às 15h00: Abordagem atual na valvopatia aórtica e mitral | Prof. Dr. Flávio Tarasoutchi
15h00 às 15h30: Fibrilação atrial: abordagem atual | Prof. Dr. Francisco Darrieux
16h00 às 17h00: Lançamento do Manual de Miocardiopatias e Doenças da Aorta do InCor HCFMUSP
Sexta-feira, dia 20/06/2025
09h30 às 10h30 Lançamento do Livro “Medicina de Precisão”
10h30 às 11h00 O ventrículo direito na Insuficiência Cardíaca | Prof. Dr. Rogério de Souza
11h00 às 11h30 Ressonância Magnética na cardiologia atual | Prof. Dr. Carlos E. Rochitte
14h30 às 15h00 Na fronteira da Cardiologia Estrutural | Prof. Dr. Alexandre Abizaid
15h00 às 15h30 Novas abordagens terapêuticas nas cardiomiopatias | Prof. Dr. Fabio Fernandes
Sábado, 21/06/2025
10h30 às 11h00 Genética na Cardiologia | Prof. José Eduardo Krieger