Euryclides de Jesus Zerbini Voltar

Pioneiro da cirurgia cardíaca no Brasil e do transplante cardíaco no mundo, o Professor Zerbini representou um raro exemplo de homem que merece ser chamado de benfeitor.

Médico cirurgião e professor, ele viveu para promover a valorização da vida de seu semelhante.

Além de desempenhar, com zelo e competência, seu nobre ofício de curar, Professor Zerbini desenvolveu novas tecnologias cirúrgicas que lhe permitiram criar as primeiras técnicas de operação do coração no Brasil, a despeito da escassez e da deficiência de recursos existentes à época (década de 1960).

Curar os desprovidos e os desamparados tornou-se sua bandeira. E a criação do Instituto do Coração, o grande sonho de sua vida. No caminho para a realização desse desejo visionário, contou com colaboradores fundamentais, entre eles o clínico Prof. Dr. Luiz Venere Décourt.

Em 10 de janeiro de 1977, o desejo visionário da criação de um grande centro de excelência em cardiologia e pneumologia se concretiza com a inauguração do InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em seguida, a visão criativa e corajosa do Professor Zerbini e de seus colaboradores abre uma nova fronteira. É criada a Fundação Zerbini, um modelo internacional de fundação de apoio de direito privado a hospital público universitário.

O modelo InCor-Fundação Zerbini se transformou, em 30 anos de existência, num meio efetivo de colocar à disposição da população um hospital público comparável aos melhores hospitais privados, cujo padrão de qualidade é reconhecido no Brasil e no mundo.