*|MC:SUBJECT|*

DIA DO TRABALHADOR INCOR

O InCor comemorou o Dia do Trabalhador deste ano em grande estilo. Para abrir o evento realizado no dia 2 de maio último, a InCorDes fez uma apresentação especial dedicada a todos os funcionários do Instituto. Trazendo sucessos de Legião Urbana, Kid Abelha e Creedence Clearwater Revival, a banda comandada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho animou o público presente na marquise do Térreo do Bloco I, com transmissão simultânea on-line para os funcionários. Foi uma excelente maneira de iniciar a semana, mas não ficou apenas nisso. O Presidente do Conselho Diretor anunciou a criação do programa "Funcionário do Mês InCor", cujo ganhador será presenteado com uma bicicleta. As regras do programa estão sendo elaboradas pelo SGFH (Serviço de Gestão do Fator Humano) e logo mais serão divulgadas. 

PARTICIPE #EuSouMaisInCor

A comemoração do 1º de Maio no InCor contou também com a inauguração do Painel do Trabalhador InCor, no Térreo do Bloco I. Nele estão os grandes números que cada um de nós, profissionais InCor, entrega para a sociedade, no atendimento, ensino, pesquisa e inovação em cardiopneumologia. São resultados de dar orgulho a qualquer um! Eles são seus também! No painel estão representadas todas as profissões do Instituto, cada uma delas fundamental para que essa grande instituição continue a dar para o País o que ele tem de melhor: a excelência da sua gente! Ele também é um convite para você fazer a sua selfie num cenário lindo e único, postando nas suas mídias com a #EuSouMaisInCor! Bora lá fazer a sua foto!

SEMANA DA ENFERMAGEM INCOR

Para celebrar a 46ª Semana de Enfermagem InCor, em 13 de maio último, a Coordenação de Enfermagem organizou evento com palestra de Ana Lúcia Fontes, fundadora da RME (Rede Mulher Empreendedora), que falou sobre atitude empreendedora na vida. A palestrante e economista Patrícia Palomo, por sua vez, deu orientações sobre planejamento financeiro para os profissionais da saúde. O evento contou com abertura da Dra. Jurema Palomo, diretora da Coordenação de Enfermagem, e do Dr. Fábio Kawamura, diretor-executivo do Instituto. Parabéns aos profissionais da Enfermagem InCor, reconhecidos nacionalmente por sua dedicação, acolhimento e excelência técnica.

EXAME PERIÓDICO E VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Em abril tivemos duas campanhas de grande importância para a nossa saúde. A primeira, de exames médicos periódicos, foi coordenada pelo Sams (Serviço de Atendimento Médico e Social ao Servidor HC), em parceria com o SGFH (Serviço de Gestão do Fator Humano InCor), atendendo 1.550 profissionais InCor, entre 21 de março e 20 de abril. Já a campanha anual de vacinação contra o vírus da gripe, organizada pela Coordenação de Enfermagem do Instituto, aconteceu entre 11 e 19 de abril, imunizando mais de 2.800 funcionários. 

UTINFO DE CASA NOVA

Desde o dia 16 de maio, a Unidade de Tecnologia da Informação (UTInfo) está de casa nova. A unidade, comandada por Marco Antonio Gutierrez (na foto, em primeiro plano), passou a operar no Térreo do Bloco I, com entrada pelo Bloco II (em frente ao Capi). Com 200 m² dedicados exclusivamente aos 57 membros da equipe, a nova área foi planejada de acordo com o conceito de espaço aberto, seguindo as tendências do setor de tecnologia da informação para melhorar a interação entre as equipes operacionais, de desenvolvimento e pesquisa. Além da certificação ISO 9001 (International Organization for Standardization | Organização Internacional para a Padronização), a UTInfo é Laboratório credenciado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), para pesquisa e desenvolvimento de sistemas de informação na área da Saúde. O SI3 (Sistema de Informações Hospitalares) desenvolvido pela equipe e utilizado pelo InCor pioneiramente há quase duas décadas, está presente hoje em mais de 30 hospitais públicos do Estado de São Paulo. Não menos importante é a produção científica da área. São mais de 400 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, 36 teses e dissertações orientadas e defendidas, 14 patentes de Inovação depositadas em nome da Fundação Zerbini, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) e 33 prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio Mário Covas de Inovação (Governo do Estado de São Paulo, 2004), Prêmio SUCESU 40 anos - Inovação e Pioneirismo em Informática (Sucesu, 2006), Prêmio 100 mais Inovadoras no Uso de TI (Information Week, 2009), Prêmio SUS de Ciência e Tecnologia (Ministério da Saúde, 2013) e Prêmio Whow! de Inovação (Centro de Inteligência Padrão e Hyper Island, 2020). O lugar já está pequeno para o tamanho das credenciais da Unidade de Tecnologia e Informação do InCor.

CONHEÇA A NOVA ESTRUTURA DA SAÚDE SUPLEMENTAR

A Unidade de Saúde Suplementar, localizada no 2º andar do Bloco I, acaba de finalizar a reestruturação de sua equipe, para dar mais agilidade e eficiência aos processos mantidos pela área, entre os quais os principais são a gestão de contas e negociação estratégica junto às operadoras de planos de saúde. A equipe liderada por Alexandre Polycarpo, diretor Comercial, tem Sandra Valiate, na Gerência Comercial, coordenando equipe formada por Adilson Ferreira e Daniela Rocha. Rodrigo Capuano, responsável pela equipe de Recurso de Glosas, assumiu também a Supervisão Comercial, tendo Iomar Brito e Cintia Xavier como responsáveis pela área de Regras de Negócio. Kátia Borges atua como Supervisora de Autorizações e Lourdes Aparecida, recém-admitida na Unidade, é Supervisora de Contas Médicas.

INCOR AGORA TEM SERVIÇO DE VALET

Teve início no dia 16 de maio último o serviço de valet exclusivo para pacientes do InCor. Localizado no Térreo do Bloco I, com entrada pela rampa da Unidade Clínica de Emergência, o novo estacionamento funciona 24 horas, todos os dias. A entrada de veículos para embarque e desembarque de pacientes permanece liberada, com tempo máximo de permanência de 15 minutos. A entrada do paciente e seu acompanhante no hospital seguirá a rotina atual, por meio de QR Code, a ser entregue na Recepção instalada no local. Mais informações com a Administração Predial, no ramal 5565.

VOCÊ SABE QUAL FOI O NPS DO INCOR?

A partir desta edição do Destaques, você saberá todo mês a pontuação NPS alcançada pelo InCor, em quatro setores: emergência, consultas, exames e internação, segmentados em SUS, convênios e particulares. O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que infere a lealdade dos clientes das organizações, sejam elas públicas ou privadas, baseada em sua experiência com o produto ou serviço prestado. Esse indicador simples e confiável traz informações também sobre oportunidades de melhorias. O NPS é apresentado e discutido mensalmente nas RAC's (Reunião de Análise Critica) da Emergência, Internação, Ambulatórios e Exames de Diagnóstico, . Nesses fóruns, discutem-se também planos de ação de melhorias, tendo como referência as oportunidades apontadas pelos clientes na pesquisa. O NPS traduz, em suma, em que medida o cliente recomenda o InCor para outras pessoas, dentro de uma escala de 0 a 10. A partir dessa nota e de um cálculo feito com o número total de participantes do mês é gerada uma pontuação (veja abaixo). As áreas coordenadoras do NPS InCor são o CCI (Centro de Comunicação Institucional) e a Ouvidoria.

VALE A PENA VER DE NOVO: MURAL 'SAUDAÇÃO'

Uma homenagem do tamanho da dedicação de milhares de profissionais da saúde durante a pandemia. Quem passa pela Avenida Rebouças não deixa de notar o enorme mural na lateral do prédio do InCor, criação do artista Alexandre Orion. Mas você já viu o vídeo contando como a obra foi feita e com entrevistas com nossos colegas do InCor, comentando a homenagem? Está muito lindo! Confira agora! Clique aqui e assista o documentário "Saudação", produzido pela bigBonsai.

DICAS DE HIGIENE DO SONO

Se você costuma sentir dificuldade para dormir, mesmo com o quarto silencioso, escuro e sem estímulos luminosos, essa dica do InCor é para você! Ao invés de ficar rolando de um lado para o outro, saia da cama. Isso porque é importante perceber a cama e o quarto como um porto seguro para descansar e recarregar as energias para as atividades no dia seguinte. Quer saber mais? Confira aqui as orientações do Dr. Luciano Drager, cardiologista e pesquisador do Laboratório do Sono do InCor, para que a sua noite não se transforme em um pesadelo.

SAÚDE CARDIOVASCULAR DA MULHER

Para conscientizar a população sobre os riscos das doenças cardiovasculares na mulher, foi aprovado pelo Senado Federal, a instituição do Dia Nacional da Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, a ser celebrado todo ano, no dia 14 de maio. Em comemoração à data, o InCor inaugurou um painel com informações importantes sobre as causas das doenças cardiovasculares e os cuidados a serem adotados pelas mulheres para a prevenção dessas doenças. O painel que está localizado no Térreo do Bloco I do InCor teve a coordenação científica da Dra. Walkiria Avila, responsável pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Cardiopatia e Gravidez e Aconselhamento Reprodutivo do InCor, com apoio financeiro do Comitê Comunitário InCor, liderado por Bia Aydar e Fabíola Lutfalla. Clique aqui e saiba mais sobre a data comemorativa.

ASMA E INVERNO

Se você tem asma e não se preparou para o outono-inverno, atenção! Para se prevenir das crises tão comuns nessa época, é importante manter a doença tratada o ano todo, de maneira a chegar no outono em boa condição de saúde. Quem perdeu essa chance, deve redobrar os esforços agora para colocar o acompanhamento médico em dia. Veja aqui mais dicas do Dr. Rafael Stelmach, pneumologista e diretor do Ambulatório de Asma do InCor.

"Destaques InCor" é produzido pela AMI - InCor
(Assessoria de Imprensa e Mídias Jornalísticas Institucionais)
Redação: Rita Amorim e Thiago da Hora.
Diagramação: Thiago da Hora
Edição de fotos e diagramação: Renata Féres
Fotografias: Sérgio Cruz / Sérgio Barbosa / Renata Féres / iStock
Edição: Rita Amorim (Mtb 26.595/SP)
Website
Facebook
Instagram
YouTube
LinkedIn
Twitter