Voltar

Para apoiar financeiramente o Instituto do Coração, o professor Euryclides de Jesus Zerbini e colaboradores criaram em 1978 a Fundação Zerbini (FZ): entidade de direito privado e de utilidade pública, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, não possuidora de acionistas ou cotistas.

A Fundação é responsável por gerenciar (e investir no próprio Instituto) os recursos advindos da prestação de serviços do Incor na assistência ao paciente, no ensino a profissionais de saúde e na pesquisa científica e tecnológica em cardiologia, pneumologia e áreas correlatas.
Ao cumprir sua missão de apoio financeiro ao Incor, a Fundação Zerbini se configurou em elemento fundamental para que o Instituto do Coração se tornasse um centro de excelência médica, científica e de ensino, reconhecido nacional e internacionalmente.
Por outro lado, sua atuação com competência rapidamente fez com que o modelo “fundação de apoio sem fins lucrativos a instituição de saúde, ensino e pesquisa” fosse replicado em todo o País. Surgiram, assim, entidades congêneres à FZ importantes no cenário da saúde brasileira, como a Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que apóia o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).
O serviço de apoio ao Incor é prestado por meio de convênio assinado entre a Fundação Zerbini e o HCFMUSP, autarquia especial do Governo do Estado de São Paulo à qual o Instituto do Coração e ligado.
O convenio prevê a prestação de serviços da FZ, voltada para:

  • desenvolvimento das ciências médicas e trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e assistência;
  • desenvolvimento de serviços especiais de caráter científico, assistencial, clínico e cirúrgico;
  • criação e aperfeiçoamento de materiais, equipamentos, sistemas e processos tecnológicos voltados para a área da saúde;
  • atualização e aperfeiçoamento dos recursos humanos, com políticas abrangentes de valorização, com ênfase na formação e atualização técnico-científica;
  • reorganização gerencial das atividades no Incor.
Em 2004 um aditivo de prorrogação a esse contrato detalha e amplia o objeto da prestação de serviço. Prevê-se a conjugação de esforços entre o Incor e a FZ, para o aprimoramento e a expansão da capacidade operacional do Instituto, proporcionando, reciprocamente, apoio técnico, administrativo, financeiro e operacional.