Praticar exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, natação etc.) faz bem para a saúde e diminui o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Embora a prática de atividade física em ambientes de maior poluição como grandes avenidas possa diminuir os resultados da prática, de maneira geral, os benefícios da realização de exercícios de forma regular superam os riscos para a maioria das pessoas, inclusive aquelas que possuem doenças crônicas.

Nessa página você vai encontrar dicas de como aumentar os benéficos da sua atividade física, para obter melhores resultados.

Mesmo que você não consiga seguir a risca todas as recomendações do Pedal que estão aqui, o importante é que você faça exercícios físicos regularmente, se possível, todos os dias. Caminhe, ande de bicicleta, seja nas ciclovias ou não, corra, movimente-se.

O que a ciência tem a dizer

Quem pratica exercícios em avenidas de regiões poluídas de São Paulo sempre se pergunta se realmente está fazendo a melhor coisa para a sua saúde. Veja aqui o que a ciência diz a respeito desse assunto. Saiba mais.

O que é

É melhor se exercitar mesmo que em locais poluídos do que sucumbir ao sedentarismo. Alguns indivíduos, no entanto, devem redobrar os cuidados para não se exporem a essa combinação que, para eles, funciona como uma bomba. Saiba mais.

Recomendações e dicas

Não dá para limpar o ar de São Paulo inteira para, aí então, começar a fazer o seu exercício ao ar livre. Mas sempre dá para tomar algumas precauções fundamentais, como estudar bem a rota do percurso de sua atividade física, antes de iniciá-la. Leia mais.