Artigos

Projeto Pedal apoia expansão das ciclovias em São Paulo

Como médicos, cientistas e cidadãos paulistanos, os membros da equipe do Projeto Pedal se sentem aliviados com a suspensão, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, da liminar que determinava a paralisação da implantação de novas ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, no último dia 27 de março de 2015. O Pedal apoia a iniciativa de ampliar o uso de bicicletas para lazer, prática esportiva e meio de transporte em São Paulo, como forma de combate ao sedentarismo e à poluição atmosférica - dois dos principais fatores de risco para a saúde humana.

Somados, sedentarismo e poluição do ar contribuíram com cerca de 8 milhões de óbitos no mundo, em 2012.

Assim, entendemos ser essencial a implantação e ampliação da rede de ciclovias na cidade, acompanhada de uma política que promova a segurança do ciclista e a convivência saudável e cidadã entre estes, os pedestres e os usuários de diferentes modais de transporte.

As mudanças necessárias para que isso aconteça requerem a prática de uma cultura baseada na tolerância, na capacidade de ouvir argumentos contrários e na disposição para transformações – atributos que, no mais, são fundamentais para melhorar a convivência nas cidades em todo o mundo.

Esse desafio é ainda maior quando se considera que o espaço urbano em São Paulo privilegia o transporte individual. Por mais ineficiente que esse modelo tem se mostrado, ele ainda é considerado por muitos como um "mal necessário", com vistas a minorar as deficiências históricas dos serviços de transporte público.

Movimentos sociais como o de defesa do Projeto Ciclovia SP, o qual o Projeto Pedal integra, vem mostrar que há um segmento na sociedade (cada vez maior e mais significativo) que aposta na mudança como forma de tornar São Paulo uma cidade melhor para vivermos, criarmos nossos filhos e para sermos mais felizes.