Com o intuito de facilitar a submissão dos projetos junto à Comissão Científica a documentação deve ser entregue via e-mail através dos endereços gestaodeprojetos@incor.usp.br e ccientifica@incor.usp.br , com cópia para o pesquisador responsável. Seguem abaixo texto padrão para a correta realização da submissão e os anexos necessários.

Em caso de vinculação à Pós-Graduação encaminhar também Carta de Compromisso para projeto ou subprojeto.  

.............................................................................................................................................

ATENÇÃO

Para SUBMISSÃO DE SUBPROJETOS anteriores a Plataforma Brasil conforme circular da CONEP nº 189/2017/CNS/MS, é obrigatório o cadastro do projeto antigo na plataforma Brasil, para maiores informações entrar em contato com a secretaria.

PARA PROTOCOLOS COM ANIMAIS

Além dos formulários citados no modelo de email abaixo, todos os projetos ou subprojetos deverão ter o preenchimento do formulário unificado da CEUA.

Caso o pesquisador necessite utilizar o biotério do InCor deverá apresentar os formulários Avaliação da experimental e Planilha de custos da experimental.

Caso utilize o biotério da FMUSP deverá constar essa informação no preenchimento do cadastro unificado da FMUSP.

Quando a aquisição do animal for através de Empresa terceirizada deve apresentar declaração comprobatória.
Concomitante ao envio do email, será necessário apresentar uma via impressa do projeto + formulário unificado+ declarações do biotério junto à Secretaria da Comissão Científica

Para protocolos que tenham apenas a co-participação do InCor, em que os procedimentos com os animais sejam feitos dentro do complexo e/ou InCor, será necessário o preenchimento do formulário unificado da CEUA, bem como os formulários do nosso biotério.
O pesquisador deverá entregar na Secretaria da Comissão Científica a carta do aceite na participação do projeto+ os formulários citados acima+aprovação do CEUA da proponente e aguardar parecer do nosso CEUA.

Toda documentação será enviada ao assessor ad hoc da Comissão Científica do InCor para análise do mérito científico do projeto e posteriormente à Gestão de Projetos para análise financeira.

• Se necessária qualquer modificação, o pesquisador será notificado via email para os devidos ajustes.
• Se aprovado, a Comissão Científica notificará o pesquisador, via email, para efetuar o cadastro junto à Plataforma Brasil(quando projetos em humanos).

MODELO PARA EMAIL
.............................................................................................................................................
Assunto: SUBMISSÃO DE PROJETO
.............................................................................................................................................
Seguem anexos os formulários/documentos para aprovação:

Protocolo de Pesquisa: <inseir título> , do pesquisador responsável: <inseir nome>
CADASTRO UNICO - Com senha do pesquisador responsável
PROJETO
ORÇAMENTO DETALHADO E INDICAÇÃO DOS RECURSOS FINANCEIROS (ex.carta com justificativa, termo de outorga, declaração de doação, carta de não custos, contrato com FZ, etc.)
DECLARAÇÕES E OUTROS
TCLE ( desnecessário para protocolos em animais e restrospectivos)
Orçamento detalhado e fonte de fomento.
Declarações e outros.

.............................................................................................................................................

CADASTRO DO PESQUISADOR NA PLATAFORMA BRASIL

Para realizar o cadastro de pessoa física, é obrigatório ter em mãos os seguintes itens:
• nº do CPF ;
• Curriculum Vitae do pesquisador (em formato doc, docx, odt, ou pdf) ou o endereço eletrônico do Curriculum na Plataforma Lattes para ser anexado);
• Documento com foto digitalizado (carteira de identidade, Identidade Profissional, Carteira de Motorista), em formato jpg ou pdf;
• Conta de email ativa (não poderá ser o email institucional).

A responsabilidade do registro das informações é única e exclusivamente do pesquisador.

PROTOCOLOS COM COOPERAÇÃO DO INCOR
ATENÇÃO: Para os protocolos que tenham a participação de qualquer das Unidades/Serviços/Departamentos de nossa Instituição, com exceção à participação apenas intelectual de nossos pesquisadores, foram estabelecidas algumas regras, as quais seguem descritas com intuito de disseminação e adequação dos fluxos.

Deverá ser enviado para os e-mails ccientifica@incor.usp.br, com cópia para marineuza.sardinha@incor.usp.br, os seguintes documentos:
*Protocolo (com citação ao InCor e atividades que serão aqui desenvolvidas);
*Carta convite do pesquisador responsável ao(s) pesquisador(es) do InCor;
*Carta de anuência da área executante do InCor (vide modelo anexo)
, com a descrição da área(s) que irá participar do projeto, devidamente assinada pelo(s) diretor(es) da(s) mesma(s);
*Aprovação do CEP (Comitê de Ética) do centro proponente ou centro coordenador (caso haja);
*Orçamento detalhado com informação sobre a fonte de recursos utilizada, relativo às atividades a serem desenvolvidas nas dependências do InCor.

CADASTRO DA PESQUISA NA PLATAFORMA BRASIL

O início do cadastro é feito pelo pesquisador responsável, o qual poderá delegar a partir de uma determinada etapa, o preenchimento de dados da submissão do projeto a outra pessoa.
As Funcionárias da Secretaria da Comissão Científica ( Graziele Lunas e Marineuza Sardinha) deverão constar obrigatóriamente na equipe envolvida no projeto como assistente, no sentido de acompanhamento do processo regulatório pelo Comitê de Ética.

Nota 1: No campo Instituição Proponente:
• quando a pesquisa for realizada no complexo HC informar CNPJ 60.448.040/0001-22.
• quando a pesquisa for realizada fora do complexo HC informar CNPJ 63.025.530/0018-52 .

Nota 2: No campo financiamento, em caso de protocolo patrocinado, seja por Órgão de Fomento ou Indústria, o mesmo deverá ser adicionado na condição de "Institucional Secundário" e como "Institucional Primário" deverá constar o HC (CNPJ acima).

Nota 3: Todos os documentos anexados à Plataforma Brasil deverão ser anexados também ao Cadastro On-Line, por exemplo: TCLE, protocolo, declarações, orçamento, etc.

Imprimir 02 (duas) vias da Folha de Rosto da Plataforma Brasil e entregar na Secretaria da Comissão Científica devidamente assinadas e carimbadas pelo pesquisador responsável, para assinatura do Chefe do Departamento.

A Secretaria da Comissão Científica encaminhará à CAPPesq as Folhas de Rosto da Plataforma Brasil e Cadastro on-line devidamente assinadas pelo Chefe do Departamento, para assinatura do Diretor Clínico do HCFMUSP.

Uma via dos documentos enviados retornará devidamente assinada à Secretaria da Comissão Científica a qual irá anexá-la junto ao cadastro da Plataforma Brasil e enviar ao Comitê de Ética para análise.

Mais informações poderão ser obtidas através do site www.saude.gov.br/plataforma brasil, no ícone DICAS.

 

Em caso de vinculação à Pós-Graduação encaminhar também Carta de Compromisso para projeto ou subprojeto.