Hidrodinâmica:

As atividades do laboratório concentram-se em desenvolvimento e pesquisas relacionadas às características hidrodinâmicas e de fadiga de biopróteses valvares cardíacas, avaliação de dispositivos de assistência circulatória como o ventrículo artificial e a bomba centrífuga, ensaios de hemólise e mapeamento de fluxo.

Chefe da Unidade: Sérgio A. Hayashida

Biotecnologia:

O Laboratório de Biotecnologia desenvolve projetos na área de terapia gênica e engenharia de tecidos aplicada à cardiologia. Os experimentos são orientados para a utilização e aplicação de novas tecnologias ao estudo da hipertrofia cardíaca e de novas possibilidades terapêuticas. A atividade científica do laboratório abrange as áreas de biologia molecular e celular em modelos experimentais de hipertrofia. Estudamos os efeitos da hipertrofia sobre a força e velocidade de contração dos miócitos bem como outras alterações funcionais e morfológicas do coração durante a hipertrofia experimental.

Chefe da Unidade: Dr. Ismar N. Cestari

Tecidos Biológicos

Inovador na área, este setor conta com décadas de experiência. Especializado no desenvolvimento e manufatura de insumos médicos envolvendo tecidos biológicos, tais como biopróteses valvares, remendos, tubos simples ou valvados. Trabalha principalmente com pericárdio bovino, estando capacitado a efetuar a colheita, tratamento e manufatura de dispositivos incorporando este material. Foi pioneiro no desenvolvimento de válvulas cardíacas de "dura-mater" humana.

Chefe da Unidade: Dra. Marina J. Maizato

Biomateriais Sintéticos:

Desenvolve produtos e processos incorporando materiais biocompativeis poliméricos, metálicos e cerâmicos para aplicações médicas. Dedica-se também ao tratamento de superfícies em processos como a heparinização e texturização. Entre os produtos específicos enumeramos cânulas e cateteres, próteses em geral, cateteres eletrodo para eletrofisiologia, cateteres com balões, componenetes do ventrículo artificial e stents.

Chefe da Unidade: Helena T. T. Oyama

Cirurgia Experimental:

Possui instalações e equipamentos para realização de ensaios "in vivo" abrangendo animais de porte variado desde ratos até bezerros. Equipado para realização de medidas hemodinâmicas, eletrofisiológicas e gasométricas. As atividades do laboratório são exercidas em colaboração com a Divisão Cirúrgica do Instituto do Coração.

Cirurgiões agregados:

Eletrônica e Processamento de Sinais:

As atividades do laboratório estão concentradas no desenvolvimento de sistemas de controle e medida para dispositivos de assistência cardiovascular, instrumentação biomédica, processamento de sinais biológicos e robótica cirúrgica. Presta serviço de manutenção especializada.

Chefe da Unidade: Dr. Mauro Roberto Ushizima

Chefe Técnico: João Roberto Sampel

Mecânica e Protótipos:

Equipada com um centro de usinagem, projetos e sistemas CAD/CAM, o setor oferece suporte técnico para o desenvolvimento de sistemas mecânicos e construção de protótipos, podendo incorporar diversas técnicas de prototipagem rápida.

Chefe da Unidade: Simão Bacht