Ventrículo artificial infantil InCor.
O suporte circulatório mecânico já tem seu uso difundido em adultos com insuficiência cardíaca refratária a tratamentos convencionais. Esta assistência serve como um suporte temporário para permitir a recuperação da função cardíaca ou como uma ponte para o transplante cardíaco.
No entanto, a experiência em crianças ainda é pequena e centrada no uso da ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation). A falta de sistemas de dimensões adequadas é a principal dificuldade de utilização dessa tecnologia em crianças.
Com a experiência adquirida no desenvolvimento do dispositivo de assistência circulatória (DAV) InCor para adultos (em uso clínico no InCor), estamos trabalhando para a adequação do sistema adulto para utilizaçãoem crianças.
O projeto visa à obtenção da bomba sangüínea, das cânulas, conectores e válvulas com a geometria, dimensões e materiais adequados para o uso pediátrico.
Além da obtenção das bombas descartáveis deverá ser realizado um estudo para a adequação do propulsor do DAV InCor adulto para as condições exigidas para assistência pediátrica, principalmente relacionadas a diferenças na freqüência, perda de carga nas cânulas e válvulas, sincronismo e ajustes de pressão e vácuo do sistema.