O Segredo das Instituições com Tradição em Pesquisa

O Instituto do Coração (InCor-HC.FMUSP) é atualmente um das primeiras Instituições da América Latina em desenvolvimento de pesquisa, todavia o caminho percorrido pelos médicos assistentes da Instituição para manter este título, a excelência e a qualidade em pesquisa é árduo.

Um projeto de pesquisa para começar a ser elaborado necessita de orientadores com experiência em formação acadêmica para que o desenho do projeto seja bem estruturado do ponto de vista de metodologia, de análise estatística, de infra-estrutura da instituição e de viabilidade de custo. Superada esta primeira fase, o projeto de pesquisa precisa ser aprovado por uma Comissão Científica, no caso do InCor o projeto é apreciado inicialmente para essa comissão e em seguida é enviado para apreciação pela comissão de ética do Hospital da Clínicas (HC.FMUSP), devendo ser aprovado pelas duas comissões. Posteriormente, o projeto é enviado para a Comissão Nacional de Ética e Pesquisa para sua apreciação e aprovação.

Mediante as aprovações das respectivas comissões de ética em pesquisa o projeto pode ser iniciado. Neste momento o entrosamento da equipe envolvida é fundamental. O paciente de ser orientado adequadamente sobre o estudo do qual irá participar de forma clara e simples para que ele possa entender. Deve haver um médico e uma enfermeira de pesquisa que serão responsáveis diretos pelo o estudo, aos quais os pacientes tenham fácil acesso. Cada paciente deverá ter um prontuário do protocolo de pesquisa onde será anotado, seus dados e anexado o resultado dos exames. Posteriormente, estes dados deverão ser colocados em planilhas para serem analisados pelo estatístico responsável pelo projeto.

Na atual conjectura do Brasil para que um projeto desenhado possa sair do papel e se tornar realidade é necessário apoio de fundações de amparo à pesquisa que financiem a realização dos estudos. Sem o apoio dessas fundações torna-se inviável o desenvolvimento do projeto devido ao custo do mesmo. Todavia, para que uma dessas fundações sinta-se estimulada a patrocinar um determinado projeto a instituição na qual o projeto vai ser desenvolvido deve ter tradição em publicação dos projetos realizados por ela.

No Instituto do Coração (InCor-HC.

FMUSP) o segredo para superação de todas as dificuldades esta no equilíbrio perfeito entre: (1) orientadores capacitados, (2) médicos assistentes dedicados, (3) comissão de ética bem estruturada, (4) infra-estrutura adequada, (5) apoio estatístico, (6) referência como instituição em publicação favorecendo apoio das fundações financiadoras, (7) ajuda e apoio das(os) secretárias(os) aos médicos pesquisadores e sobretudo (8) diretores e coordenados com espírito científico.


Voltar