Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular

O que é Medicina Nuclear

Trata-se de uma especialidade médica que utiliza materiais radioativos (fontes não seladas) para fins terapêuticos e, principalmente, de diagnósticos por imagem. Para isto, utilizam-se radiofármacos, que são administrados ao paciente e sua distribuição é avaliada utilizando um equipamento específico denominado câmara de cintilação. As imagens obtidas são denominadas de cintilografias, que podem ser do tipo estático, dinâmico ou tomográfico (SPECT). Este exame caracteriza-se por ser um estudo baseado na fisiologia e funcionamento dos orgãos e tecidos e não somente baseado na anatomia. Há baixa exposição à radiação e as reações alérgicas são raras.

O Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular do Instituto do Coração tem mais de 25 anos de existência. Buscando sempre melhorar a qualidade dos serviços prestados, contamos com uma equipe multiprofissional da mais alta qualificação técnica e científica, que vem acompanhando os mais recentes avanços na área de Medicina Nuclear, bem como desenvolvendo novas linhas de pesquisa que muito têm contribuído para o crescimento da área médica.

Essas características conferem ao Serviço uma posição de destaque tanto em nível nacional como também no âmbito internacional. Hoje, dispomos de 7 câmaras de cintilação, sendo 4 tomográficas, 2 convencionais e 1 móvel, com potencial de realização de mais de 2.000 exames/mês. Mais 2 câmaras de cintilação tomográficas serão instaladas ainda este ano. Além disso, mantendo o pioneirismo na área, está em funcionamento desde o começo de 2003 um equipamento dedicado à aquisição de Tomografias por Emissão de Pósitrons (PET).

Medicina Convencional


PET


Links

Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (http://www.sbbmn.com.br)

Colégio Brasileiro de Radiologia (http://www.cbr.org.br)

Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN (http://www2.cnen.gov.br/default2.asp)

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (http://www.anvisa.gov.br)